espressouse 01

 

“Se rodinha para hamster for deixada na floresta, ratos selvagens a usarão.”

– primeiro estudo científico sobre o tema concluiu que eles amam dar um giro e não o fazem só por que estão presos em gaiolas. Roda moinho, roda pião.


espressonacional 01

 

DEMOCRACIA SOB ATAQUE

 

A notícia.

Em versão tupiniquim e aditivada do Capitólio, terroristas bolsonaristas invadiram o Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.

 

 

Moendo os grãos.

Exatamente uma semana após a posse de Lula, milhares de apoiadores do candidato derrotado nas eleições de outubro invadiram as sedes dos Três Poderes e depredaram tudo o que viram pela frente. Cadeiras de ministros arrancadas no Supremo, vidraças destruídas no Congresso, vandalismo geral, e os principais prédios da República sob ataque.

 

 

Nosso dia 6 foi no dia 8!

Após o patrulhamento do DF não conseguir detê-los (por conivência ou omissão), milhares de radicais bolsonaristas insatisfeitos com a decisão democrática das urnas subiram a rampa do Planalto. Era a culminação de dois meses de manifestações antidemocráticas e acampamentos em frente a quartéis. A partir de então, o caos tomou conta da Capital Federal.

 

 

O horror.

O ataque à capital brasileira – sem precedentes em toda a história republicana e imperial do Brasil – é o clímax violento (mas esperado) de uma retórica que se arrasta desde a eleição, que incluiu ataques às urnas, ao sistema eleitoral, ao TSE e às principais autoridades eleitorais do Brasil, se tornando o fermento para o vandalismo que se viu ontem.

E AGORA??

 

A notícia.

Para tentar garantir a ordem pública, Lula decretou intervenção federal no Distrito Federal (DF).

 

 

Moendo os grãos.

Após a tomada das sedes dos Três Poderes pelos baderneiros, o presidente fez pronunciamento à nação no qual falou em “barbárie” e afirmou: ‘perdi eleição em 89, 94, e 98, nunca um apoiador meu invadiu o Congresso, a Suprema Corte ou palácio presidencial’. Lula declarou que a democracia garante liberdade de ir e vir, de expressão e de manifestação, mas também exige respeito às instituições, e os vândalos pagarão com a força da lei. Com o decreto (que ainda passará no Congresso), a segurança no DF se torna atribuição direta do Governo Federal.

 

 

Essa gente vai ser presa?

Pelo menos 1000 extremistas já foram presos por vandalismo. Eles responderão por ‘tentativa de depôr governo legitimamente constituído’

Imemoriados

 

A notícia.

Brasão da República, obras de arte, presentes ao Estado brasileiro: é estarrecedora a lista de objetos depredados pela extrema direita.

 

 

Moendo os grãos.

Pinturas e quadros destruídos no Planalto (incluindo “As Mulatas” de Di Cavalcanti com 6 perfurações), a mobília histórica no prédio do Supremo (incluindo objetos que datam da época da família real), vitrais, vasos, tudo se foi, sem falar em computadores ,TVs e até amamento. No Planalto, todos os gabinetes foram invadidos, incluindo o da primeira-dama. A única sala em que os golpistas não entraram foi justamente a do presidente Lula, que tem porta blindada.

Meu Brazeel Brasileiro

 

A notícia.

AGU pediu prisão em flagrante do secretário de segurança do DF; o ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, afastou o governador do DF.

 

 

Moendo os grãos.

O governo Lula, e ainda a diretoria do Congresso e ministros do Supremo, avaliam que houve omissão do governo do Distrito Federal e culpam o governador Ibaneis pela tragédia anunciada. Diferentemente do ataque ao Capitólio nos EUA, em 6 de janeiro de 2021, a tentativa de mimetizar os trumpistas no Brasil é algo que já vinha sendo discutido há meses – ainda assim, os radicais puderam escolher a melhor data para atacar e não encontraram resistência no fatídico dia.

 

 

Ei, cadê você?

O secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, que era ministro da Justiça de Bolsonaro até o dia 31 de dezembro de 2022, está de férias justamente na Flórida (onde está o ex-presidente Bolsonaro) e enquanto o caos tomava conta de Brasília ele almoçava – e ainda arrumou tempo para a sobremesa. A Advocacia-Geral da União (AGU), que responde ao Planalto, pediu prisão imediata de Torres.

 

 

Ao fim da noite.

Em meio ao apagão de segurança, Moraes afastou o governador do DF. Antes, Ibaneis chegou a pedir desculpas diretamente a Lula, aos presidentes do Congresso e a ministros do Supremo. Não adiantou.


espressoshots 01

 

Shots Here we go again.

Ano novo, cepa nova… já dizia o ditado? A Organização Mundial de Saúde acendou o alerta para uma subvariante do coronavírus, oficialmente XBB.1.5., apelidada de Kraken, (monstrinho marinho da mitologia escandinava), que já é considerada a subvariante mais transmissível da Ômicron até agora. Kraken foi primeiramente detectada mês passado nos EUA e já se espalhou rapidamente pro 29 países.

 

 

Shots Santos do pau oco.

Após o maior número de eleições – foram necessárias 13 votações –  desde 1859, a Câmara dos EUA enfim conseguiu eleger o seu presidente. Algo assim era impensável na política americana e não acontecia desde antes da Guerra Civil. Tudo culpa de 20 deputados trumpistas que se recuavam a votar junto com os mais de 200 colegas do Partido Republicano para eleger o nome da maioria, Kevin McCarthy. Trump chegou a ligar para os mais radicais e pediu o voto em McCarthy.

 

 

Shots Brilho eterno.

Os EUA aprovaram novo remédio que ajuda a desacelerar o Alzheimer. O medicamento recebeu sinal verde da FDA* na sexta-feira, mas ainda há perguntas sobre os riscos que ele pode oferecer aos pacientes.

*Food and Drugs Administration, espécie de Anvisa americana

 

 

Shots Manda foods – de dentro do forno.

Terminando… câmera cozinhável. Câmera fotográfica que acaba de chegar ao mercado garante lives de dentro do forno.

 

 

Shots Não manda foods.

Para terminar, o melhor restaurante do mundo, Noma, fechará as portas.


Por favor, mande qualquer notícia, críticas, comentários, nomes/ fotos de terroristas golpistas, e novos melhores restaurantes pra espresso@espressonoticia.com.br

Uma segunda-feira produtiva. Até amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *