espressouse 01

“Meu Deus! Vou desmaiar. Não sinto meus dedos.”

– garoto de 13 anos em Oklahoma é o primeiro a conseguir vencer Tetris, desde que o jogo foi lançado há mais de 30 anos. Tetrifying.


espressonacional 01

Eu & Você, Você & Eu
Juntinhos

A notícia.

Inspirada na chapa Lula-Alckmin, vem aí a chapa municipal Boulos-Marta.

 

Moendo os grãos.

Antigos rivais que resolvem deixar de lado as críticas mútuas e jogar no mesmo time com o objetivo de derrotar o inimigo em comum. Já viu isso antes? No sábado, Guilherme Boulos chegou com seu Celta na casa da ex-prefeita Marta Suplicy, nos Jardins, e, após o almoço, selaram a aliança (plano encabeçado por Lula que já vinha sendo costurado desde novembro).

 

Detalhes tão pequenos de nós dois.

A chapa inusitada e simbólica é, de certa forma, justamente a repetição da fórmula da ‘frente ampla’ usada na vitoriosa aliança entre os ex-rivais Lula e Alckmin, que resolveram unir forças contra o bolsonarismo em 2022. Na eleição municipal de SP, a ideia é a de que Marta empurraria o atual prefeito Ricardo Nunes mais para a direita e reposicionaria o psolista Boulos mais ao centro. A ver.


espressoimportado 01

Que Isso, Novinho

A pergunta.

Quem é o primeiro premiê abertamente gay e o mais jovem da História da França?

 

Moendo os grãos.

Aos 34 anos de idade, o millenial Gabriel Attal foi escolhido pelo presidente Emmanuel Macron para ocupar o cargo de primeiro-ministro francês. Chamado de “Baby Macron”, Attal possui diversas qualidades que também são vistas em Macron como: uma política centrista, forte presença midiática e ambição. Com a indicação do então ministro da Educação, Macron tenta oxigenar um segundo mandato complexo, no qual vem enfrentado resistências no Congresso, além de tentar mitigar o crescimento da extrema-direita para o parlamento europeu em junho – consideradas uma das eleições mais importantes dos últimos anos.

 

We’ll always have Paris.

Além de ser o mais jovem primeiro-ministro francês, Attal é também o primeiro primeiro-ministro assumidamente gay e está em um relacionamento com o político Stéphane Séjourné, que é membro do parlamento europeu pelo partido de Macron. O Palácio de Eliseu, sede do governo francês, descreve Attal como símbolo da jovem “geração Macron” e da “luta contra o populismo”. Atualmente o partido de Macron está atrás do partido de extrema-direita francês, de Marine Le Pen.

 

Imagine All The People

Os 100 dias.

Guerra de Israel contra Hamas em Gaza completa três meses com risco de escalada regional.

 

Os números.

1194 (800 civis): mortos no ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro
23 mil: mortos na Faixa de Gaza (mais de 10.000 são crianças)
2 milhões: pessoas deslocadas em Gaza
577 mil: palestinos em situação de “fome total”
136: reféns que continuam detidos pelo Hamas
80: jornalistas mortos por Israel em Gaza

O fato histórico.

Conflito árabe-israelense tem tempo, mas, ao contrário do que muitos pensam, as desavenças entre judeus e palestinos não são tããão antigas assim.

Moendo os grãos.

A hostilidade começou de fato apenas no final do século 19 com a crise dos grandes impérios – como o próprio Império Otomano, que se estendia por imensa parte do Oriente Médio, Norte da África e Turquia – e o surgimento do novo conceito de Estado-nação (quando populações passam a se enxergar culturalmente como parte inviolável e histórica de um país).

 

Até o início do século 20.

Judeus e diferentes povos árabes viviam como primos dentro de antigos impérios. Mas motivado pelo controle da região da Palestina, e a criação do Estado de Israel em 1948, as guerras enfim começam.

 

Nos tribunais, Reed Brody já representou desde vítimas de ditaduras militares como a de Augusto Pinochet no Chile e a de Jean-Claude Duvalier no Haiti, assim como investigou possíveis crimes de guerra e tortura em Guantánamo na administração do ex-presidente George W. Bush. Filho de judeus húngaros – que sobrevieram aos campos de concentração na 2a Guerra Mundial –, ele agora usa a sua voz para denunciar o ataque sem precedentes em Gaza e o histórico de impunidade israelense em territórios palestinos nos últimos anos.


espressoshots 01

Shots Mil e uma noites de guerras.

As tensões no Oriente Médio aumentam sem parar – e o risco é de uma guerra generalizada em toda a região. Veja bem: no Natal, Israel matou um general iraniano em Damasco; ele era responsável pela aliança milita entre Irã e Síria. Em três de janeiro, Israel matou dentro do Líbano um dos chefes do Hamas; o Hezbollah, que é uma facção política com um braço militar no Líbano (e financiado pelo Irã), jurou revidar o ataque em solo libanês. Soma-se a isso o ataque terrorista no Irã, cuja entrada na guerra se torna mais palpável a cada dia.

 

Shots Oh, Mickey, you’re so fine.

Todo primeiro de janeiro, centenas de livros, filmes e canções entram em domínio público nos EUA – onde obras criativas tem os copyrights protegidos por 95 anos. Neste ano, chegou a vez de ninguém menos que Mickey Mouse, cuja Disney fez de tudo para jamais perder de sua alçada. Não teve jeito, as primeiras versões do personagem criado em 1928 agora podem ser usadas livremente e, em poucos dias, já surgiu inclusive um filme de terror com um Mickey sujo de sangue.

 

Shots Marquei um X.

Sob Elon Musk, o X – antigo Twitter – perdeu mais de 70% de seu valor de mercado. Ou seja, a plataforma digital já vale menos do que quando Musk a comprou. E as notícias ruins em 2024 não vêm só do antigo Twitter, não. Elon precisará passar a coroa de maior fabricante de carros elétricos do mundo para a China, já que a BYD desbancou a Tesla.

 

ShotsFalando em carros envenenados.

O sonho da Porsche de conseguir atingir um valor de mercado mais em linha com uma marca de produtos de luxo e não apenas o de uma excelente montadora de carros – como a Ferrari – vem por água abaixo, assim como o valor de suas ações. O gap da Porsche para a Ferrari, que já era bastante considerável, só aumenta.

 

ShotsOnce upon a time in Hollywood.

Terminando… Globo de Ouro enfim marcou o retorno de Hollywood à normalidade, após o fim da greve cinematográfica. Hoje, por sinal, é dia de Emmys – que não rolou setembro passado por causa da greve.

ShotsEras uma vez…

Quase terminando… Taylor Swift quebrou o recorde de Elvis Presley como artista solo a mais tempo no topo da Billboard 200.

ShotsDecolagem autorizada.

Para terminar, esta foi a empresa aérea mais pontual de 2023.

 

 

 

Hoje é MLK Day. O líder do movimento pelos direitos civis dos negros nos anos 1960 nasceu em 15 de janeiro de 1929 e o seu dia, feriado nacional nos EUA, é comemorado sempre na terceira segunda-feira do ano. Os discursos de Martin Luther King Jr. continuam a reverberar com a mesma força de 50 ano atrás, quando suas palavras (sempre pacíficas e pacificadoras) viraram os EUA – e o mundo – de ponta cabeça.

Mas o dia de hoje não é apenas para prestar homenagens nas redes sociais e honrar a sua memória. É preciso agir. Este 15 de janeiro serve para nos lembrar de colocar em ação os passos necessários para o criar o mundo mais justo e menos desigual idealizado por MLK.
 
Sigamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *